
Cirurgia Moral lança nova track “Malandro Blindado”
Música relata a trajetória de Rei nas ruas de Ceilândia Norte (DF) e conta com participações de Rivas, do grupo Álibi, e do produtor Ravelzão nos beats
Música relata a trajetória de Rei nas ruas de Ceilândia Norte (DF) e conta com participações de Rivas, do grupo Álibi, e do produtor Ravelzão nos beats
Com mais de 30 anos representando o Nordeste, o grupo exalta suas raízes misturando o rap e o hip-hop com a alma e o ritmo do forró. O disco conta com participações nacionais como GOG e Zé Brown, considerados pioneiros do rap no Distrito Federal e em Pernambuco, respectivamente.
Produtor carioca resgata em seu disco a essência da música periférica negra no Brasil, com feats que vão desde MC Carol a Furacão 2000, passando por TZ da Coronel, Major MD, Anitta, MD Chefe, Fernanda Abreu, entre outros, carregando e projetando o peso, a força e a influência da música negra brasileira em todo o mundo.
Situado na área central de Brasília, o espaço No Setor (Quadra 01 do Setor Comercial Sul) reuniu no último sábado (14) talentos que emergem tanto a âmbito local quanto a âmbito nacional para um dia de muito rap, capoeira, conscientização, música negra universal, atividades culturais, diversidade e lazer.
Faixa faz parte do EP "HiperbólicoZungu", que resgata a essência da musicalidade negra universal e inspira-se na vivência do artista no Morro do Dendê, complexo de favelas localizado na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Também se apresentaram o coletivo Ritual Sonoro (DF) e o DJ Fábio ACM (RJ) no Armazém do Campo, em Brasília (DF).
Com três décadas de estrada, Negra Li transforma vivências dolorosas em força poética, e volta ao centro do palco com um trabalho potente, político e pessoal
O RAP nacional é muito mais que batida, rima e flow. Ele é resistência, identidade e uma das maiores ferramentas de ascensão social e cultural para milhares de brasileiros. Desde suas raízes nas periferias até os palcos dos maiores festivais do país, o RAP se firmou como um canal legítimo de expressão e como uma ponte entre o talento bruto e as oportunidades reais de carreira. Por meio da arte, o RAP possibilita que vozes antes silenciadas conquistem espaço, reconhecimento e autonomia. Neste artigo, mergulhamos nas diversas formas com que o RAP impulsiona carreiras artísticas e muda a vida de quem vive à margem do sistema.
A partir de hoje, todas as músicas executadas na Rádio West Side passarão a gerar repasses diretos ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), garantindo que compositores, intérpretes, músicos e produtores recebam seus devidos direitos autorais por cada som que toca.
Após mais de uma década longe dos estúdios como dupla, os irmãos Thornton, conhecidos como Pusha T e No Malice, finalmente estão de volta com um single inédito: “Ace Trumpets”, faixa que antecipa o aguardado álbum de reunião, “Let God Sort Em Out”. O retorno do Clipse, que por anos foi sinônimo de rimas afiadas, produção minimalista e realismo sobre o tráfico de drogas, é mais do que nostálgico, é uma reafirmação de sua relevância na cultura hip-hop.
Um encontro histórico entre duas potências da música brasileira: o rapper BK' e a cantora Evinha, ícone da Jovem Guarda e da MPB. Com mediação de Pedro Bial, a entrevista celebrou a união de dois universos musicais distintos, mas profundamente complementares: o rap e a música popular brasileira.
O rapper mineiro Djonga, um dos nomes mais influentes do cenário musical brasileiro na última década, participou nesta semana de uma audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte para discutir projetos de lei que, segundo especialistas e artistas, representam uma ameaça direta à cultura periférica, especialmente ao funk e ao rap.
Lançado como vinil, o álbum é dividido em dois lados, A e B, com três faixas em cada um. A escolha do formato físico reforça a pegada old school e a valorização da cultura DJ, que sempre foi central na trajetória de Hum.
Projeto com cinco faixas se conectará em um curta-metragem musical ainda inédito, com previsão de estreia para este semestre. Lançamento inicial já aponta uma obra ousada, crítica e cinematográfica.
Hoje, 26 de maio, é aniversário de Lauryn Hill, uma das maiores artistas da música mundial. Ícone do hip hop, soul e R&B, Lauryn nasceu em 1975 e completa 50 anos em 2025, meio século de uma vida marcada por genialidade, coragem e autenticidade. Para além de sua voz única e com forte presença, Lauryn Hill é símbolo de resistência, arte consciente e transformação cultural.
Na última semana, a Rádio West Side deu início ao seu mais novo programa original: A LENDA. E para marcar essa estreia de forma grandiosa, o episódio #001 recebeu um convidado que dispensa apresentações: KL JAY, uma das lendas do hip hop nacional.
Nesta terça-feira (21), Nova York parou para homenagear um dos maiores ícones da história do hip-hop: Christopher Wallace, eternamente conhecido como The Notorious B.I.G., que completaria hoje 53 anos. A data marca o já tradicional "Christopher Wallace Day", reconhecida oficialmente desde 2016 no Brooklyn, bairro onde Biggie nasceu e se tornou lenda.
Aos 19 anos, a artista ASTRAL fará história como a primeira trapper feminina autodeclarada do município de Magé a se apresentar em um dos maiores palcos da região. O show integra a programação oficial do aniversário de 460 anos de Magé, que será celebrado com uma grande apresentação na Arena Magé, no bairro Bongaba, no dia 6 de junho de 2025, evento organizado pela Prefeitura Municipal.
Primeiro episódio do programa foi gravado na edição de 10 anos da Batalha de Rima da GW, em Planaltina, uma das mais antigas e tradicionais de Brasília.
O primeiro episódio do programa acompanhou a cerimônia de inauguração da Casa do Hip-Hop DJ Jamaika, na Região Administrativa (RA) de Ceilândia – berço do rap e do hip-hop no Distrito Federal (DF), como parte das comemorações do aniversário de 54 anos da cidade mais populosa de Brasília.
Em noite única, o festival reuniu talentos locais (DF) e nacionais como Mano Brown, Djonga, Veiga, Orochi, Chefin, Duquesa, MC Cabelinho, Kayblack, MC Hariel, Major RD, Ryu - The Runner, Negra Flow, Isa Marques, MC Oráculo, Zero Pacceli, entre outros. O evento teve como pontos altos as músicas Vida Loka – Parte I, do grupo Racionais MC’s, e Olho de Tigre, do rapper Djongador.