cover
Tocando Agora:

"Carolina - Quarto de Despejo" encerra filmagens no Rio de Janeiro

O longa "Carolina - Quarto de Despejo", dirigido por Jeferson De, concluiu suas filmagens no Rio de Janeiro. A produção adapta para o cinema a obra "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", escrita por Carolina Maria de Jesus e publicada em 1960. O filme é protagonizado por Maria Gal e conta com participações de Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Fábio Assunção, Raphael Logam, Clayton Nascimento, entre outros nomes.

"Carolina - Quarto de Despejo" encerra filmagens no Rio de Janeiro
Longa "Carolina - Quarto de Despejo"

As gravações ocorreram em diferentes locações da cidade, como a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e o bairro Recreio dos Bandeirantes, além dos Estúdios Quanta Rio. No estúdio, o diretor de arte Billy Castilho recriou a favela do Canindé dos anos 1950 em um cenário de mais de 400 m², utilizando dois telões de LED que juntos somam mais de 70 m².

O filme é produzido pela Move Maria, Raccord Produções e Buda Filmes, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Elo Studios. O roteiro é assinado por Maíra Oliveira.

Participações especiais e momentos emocionantes

A adaptação cinematográfica contou com presenças importantes. Vera Eunice, filha de Carolina Maria de Jesus, participou das filmagens ao lado de Maria Gal e de Laura Vick, que interpreta Vera na infância. Em um momento marcante, elenco e equipe se emocionaram ao ouvir as palavras de Vera e testemunhar suas memórias sobre a convivência com a mãe.

As escritoras Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz e Fernanda Felisberto também participaram de uma cena que faz referência ao clássico "Central do Brasil" (1998). No filme, Carolina é mostrada preenchendo fichas de despejo dos moradores do Canindé, enquanto as escritoras interpretam mulheres da comunidade que buscam sua ajuda.

 

A equipe recebeu ainda visitas de Lázaro Ramos, do diretor musical Jarbas Bittencourt, da atriz Glória Pires e da cineasta Rosane Svartman, produtora associada do longa.

Durante toda a preparação e filmagem, a produção manteve um altar em homenagem a Carolina Maria de Jesus e ao jovem Lucas Colombo, filho da atriz Ju Colombo, que faleceu em abril deste ano.

A história que o filme conta

O longa narra a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, mulher negra e catadora de papel que transformou sua vivência na favela do Canindé em literatura. Suas anotações revelam a luta diária para alimentar seus filhos, seu olhar sobre desigualdades sociais e sua força como artista. Carolina se tornou a primeira escritora negra brasileira a alcançar reconhecimento internacional, com mais de um milhão de exemplares vendidos em mais de 40 países e traduções para 14 idiomas.

O elenco conta com Raphael Logam, Clayton Nascimento, Liza Del Dala, Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Fábio Assunção, Caio Manhente, Jack Berraquero, Alan Rocha, Thawan Lucas, Laura Vick, Raphael Raposo, além de grande elenco.

Ficha Técnica

Título: Carolina – Quarto de Despejo
Direção: Jeferson De
Produtora: Clélia Bessa
Roteiro: Maíra Oliveira
Baseado em: "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus
Elenco: Maria Gal, Raphael Logam, Clayton Nascimento, Liza Del Dala, Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Fábio Assunção, Caio Manhente, Jack Berraquero, Alan Rocha e grande elenco
Produção: Move Maria, Raccord Produções, Buda Filmes
Coprodução: Globo Filmes
Distribuição: Elo Studios

Sobre a Move Maria

A produtora criada por Maria Gal idealizou o longa "Carolina" e foi responsável por sua concepção e captação de recursos junto a grandes empresas como Ambev, Itaú e Suzano. A Move Maria se destaca por promover o empoderamento negro e feminino no audiovisual brasileiro, com foco em diversidade, responsabilidade social, acessibilidade e equidade racial e de gênero.

Entre seus trabalhos estão o documentário "Pequena África" e o talk show "Preto no Branco", exibido pelo Grupo Band, que alcançou mais de 10 milhões de espectadores.

Sobre a Raccord Produções

Fundada em 1993 por Clélia Bessa, a Raccord Produções já lançou mais de 23 obras, incluindo longas, séries e curtas. Parceira de Globo Filmes, Disney e outras distribuidoras, foi responsável por produções premiadas como "Madalena" e obras de grande orçamento, como “Pluft, O Fantasminha”. Recentemente lançou títulos como "Vovó Tatá", "O Nascimento de H. Teixeira" e "Câncer com Ascendente em Virgem".

Sobre a Buda Filmes

Criada em 2009 por Jeferson De e Cristiane Arenas, a Buda Filmes desenvolve produções relacionadas a direitos humanos, identidade, etnia e história brasileira. Entre seus projetos em andamento está "Narciso Rap", previsto para 2026.

Sobre a Elo Studios

A Elo Studios produz e distribui conteúdos que valorizam narrativas impactantes e diversas. Com mais de 20 produções originais, já lançou conteúdos em parceria com Telecine, TV Globo, Disney+, Max e outros. Sua distribuição abrange mais de 500 títulos exibidos em mais de 100 países.

Sobre a Globo Filmes

Há mais de 25 anos, a Globo Filmes constrói parcerias que impulsionam o audiovisual brasileiro. Com mais de 560 títulos lançados, coleciona sucessos de público e crítica como "Tropa de Elite 2", "Minha Mãe é uma Peça 3", "Cidade de Deus" e "Bacurau". A empresa segue investindo em narrativas nacionais diversas e potentes.

Comentários (0)

Fale Conosco